sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Cravo da índia – a especiaria que acelera o metabolismo e detona a gordura

O cravo da índia é bastante conhecido por ser usado em receitas de doces, pães e bolos. Mas essa especiaria oriental não é apenas útil para agregar sabor e aroma agradável às receitas. Ela também ajudar a emagrecer e é muito benéfica para a saúde.
O cravo da índia é uma especiaria proveniente da Indonésia e facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, é comumente conhecida na culinária por agregar sabor e aroma às receitas.  Contudo, vale lembrar que essa especiaria vem sendo utilizados há milhares de anos pelos nossos antepassados e isto se deve ao fato de suas propriedades medicinais.
Seu uso é recomendado para o tratamento de tosses, gases intestinais, inflamações, dores de dente, bronquite, e ainda para quem pretende perder peso. As propriedades do cravo da Índia aceleram o metabolismo e a digestão, ajudando na queima de gordura.
Cravo da índia no emagrecimento:
O cravo da índia, é considerado como um alimento termogênico. Isso quer dizer que ele eleva a temperatura interna do corpo e esse aumento da temperatura pode acelerar o funcionamento do nosso organismo. Assim, a queima de calorias é maior e mais rápida, favorecendo a perda de peso. Esse efeito também aumenta a disposição para as atividades físicas.
Além de acelerar o metabolismo, o cravo também melhora a digestão, ajuda na desintoxicação do organismo e tem potencial antioxidantes. Tudo isso faz com que o chá não só ajude no emagrecimento, como também melhore o funcionamento de vários órgãos e sistemas essenciais do nosso corpo.

Cravo da índia na alimentação:
O consumo de cravo da índia pode trazer vários benefícios, como:
Auxílio na perda de peso, por aumentar o metabolismo e temperatura corporal;
Melhora da digestão e controle da diarreia, por ativar enzimas que auxiliam o estômago e intestino;
Combate a infecções causadas por bactérias, como estreptococos e estafilococos, ou por fungos, por sua ação antisséptica e antifúngica.
Evita o surgimento de doenças, pois combate radicais livres, que causam o envelhecimento dos tecidos do corpo; Combate a impotência sexual e aumenta a libido, por suas propriedades afrodisíacas;
Melhora o mau hálito, pelas suas propriedades antissépticas e aromáticas;
Facilita a cicatrização, por diminuir inflamações e irritações das feridas.
O cravo da índia pode ser consumido em bolos, pães, sobremesas e caldos, mas suas propriedades são mais aproveitadas na forma de chás, que ficam ótimos quando feitos em conjunto com canela, limão ou gengibre.
Cravo da índia: como usar?
O cravo pode ser utilizado para fazer chá e pode ser consumido durante o dia, no máximo 2 ou 3 xícaras por dia, para fazer o chá, você precisa de 10 g de cravos secos e 200 ml de água, basta ferver tudo junto por 5 minutos, desligar o fogo e abafar por mais de 5 minutos e esta pronto para ser servido.
Voce também vai encontrar o cravo na versão “óleo essencial de cravo”, vendido nas lojas de produtos naturais, ele pode ser utilizado como higienizador de ambientes, para dor de dentes, para feridas, como repelente, é suficiente uma gota do óleo, se você sofre de enxaquecas, também pode utilizar uma gota para massagear as têmporas.
Também encontramos o cravo em pó, esse pode ser utilizado em alimentos, pães, doces, saladas, frutas, com iogurte natural, pode ainda ser misturado com mel e posteriormente utilizado para crises de náuseas, cólicas.

Observação: O cravo da índia está contra indicado na gravidez, por poder causar contrações na musculatura do útero, havendo risco de causar aborto ou parto prematuro


Nenhum comentário:

Postar um comentário