sábado, 5 de agosto de 2017

Biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde é uma preparação produzida da polpa de bananas verdes cozidas. Essa preparação tem estado em destaque atualmente por causa dos seus vários benefícios à saúde.
A banana verde é considerada um alimento funcional. Isso se dá por causa dos seus nutrientes e substâncias que se destacam elevando o seu valor nutricional, promovendo a manutenção da saúde e protegendo o organismo contra o aparecimento de doenças e outros problemas que podem prejudicar a saúde e o bom funcionamento do mesmo.
Por isso, neste artigo, conheceremos um pouco mais sobre esse poderoso alimento funcional.
Nutrientes da biomassa de banana verde
A biomassa é uma preparação muito rica em nutrientes, entre os quais se destaca o amido resistente, um tipo de fibra. É justamente essa fibra que proporciona os vários benefícios desse alimento para a saúde. Além das fibras, outros nutrientes presentes na biomassa da banana verde são:
Minerais: ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio, entre outros
Vitaminas: A, C do complexo B
Aminoácidos
Benefícios da biomassa de banana verde
Os principais benefícios oferecidos por essa preparação são:
Melhora o funcionamento intestinal
Esse benefício ocorre por causa da presença do amido resistente. Essa fibra ajuda no funcionamento intestinal porque absorve água e ajuda na formação do bolo fecal tornando-o mais maleável, o que ajuda na evacuação.
Esse é um grande benefício para as pessoas que têm problemas com o intestino preso e é importante também na prevenção de doenças intestinais como o câncer colorretal.
A biomassa de banana verde auxilia no emagrecimento por causa da presença das fibras. As fibras são nutrientes que, quando ingeridas, ajudam a dar mais saciedade. Isso retarda a fome e controla a ingestão alimentar.
Outro aspecto é que as fibras ajudam a controlar a absorção de açúcares no intestino. Com isso, esses açúcares são absorvidos de forma mais lenta e constante e, portanto, evita picos de hiperglicemia. Sabemos que os carboidratos são os vilões do peso. Quando há muito carboidrato (glicose) na corrente sanguínea, parte dele é transformada em gordura e armazenada na forma de tecido adiposo com reserva de energia corporal.
Por isso é que a saciedade dura com a ingestão dessa biomassa, não só porque as fibras retardam o esvaziamento gástrico, mas porque, como elas evitam o aumento brusco da glicose sanguínea, essa glicose não é retirada imediatamente do sangue pela insulina. Quando parte da glicose é retirada do sangue rapidamente pela insulina para estabilizar os níveis glicêmicos, a fome também aparece rapidamente.
Mas para que um emagrecimento ocorra de forma eficaz, é necessário seguir uma alimentação totalmente saudável, pois a biomassa não é capaz de realizar esse processo sozinha.
Ajuda a controlar o a diabetes e o colesterol
A biomassa da banana verde ajuda a controlar a diabetes e o colesterol porque as suas fibras, quando estão presentes no intestino, controlam a absorção dos açúcares e das gorduras que passam para a corrente sanguínea de forma mais lenta.
Nesses casos, a biomassa ajuda não só a controlar como também a prevenir alterações glicêmicas e do colesterol. Assim, ela previne o aparecimento da diabetes tipo 2 e das dislipidemias que são causadoras das doenças cardiovasculares.
Como preparar e utilizar a biomassa
Para o preparo da biomassa de banana verde, você vai utilizar a quantidade de bananas verdes que desejar. Lave todas as bananas e coloque-as na panela de pressão. Coloque água o suficiente para cobri-las. Deixe cozinhar em média, por 30 minutos. Retire as bananas do fogo e deixe esfriar um pouco. Descasque e coloque as bananas cozidas no liquidificador. Triture bem até que forme uma massa homogênea.
Você pode guardar em pequenas porções em forminhas de gelo ou recipiente, na geladeira ou no congelador. Na geladeira dura até 5 dias e congelada dura até 3 meses.
A biomassa de banana verde é utilizada como espessante para deixar as preparações mais consistentes e para substituir outros produtos que são utilizados como espessantes como creme de leite, maionese e outros. Assim, essa biomassa deixa a preparação mais saudável além de aumentar o seu valor nutricional.
A biomassa pode ser utilizada, por exemplo, em preparações como sopas, molhos, vitaminas, sucos, massas e diversas outras.
Qualquer banana pode ser utilizada para preparar a biomassa, mas somente no estágio verde. O estágio verde da banana é a fase onde há um carboidrato, o amido resistente, que é justamente o nutriente que proporciona a maior parte benefícios da biomassa de banana verde. No estágio de maturação, esse amido é transformado em açúcares simples como a frutose e a sacarose, não oferecendo grande parte dos benefícios citados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário