sábado, 5 de agosto de 2017

10 motivos para iniciar o dia tomando água morna com limão


O limão é um alimento rico em nutrientes e pode ser usado em diversas preparações. Um dos modos que o limão é mais utilizado atualmente é a água morna com limão. Também é utilizado com água gelada ou natural e o seu uso com água tem sido associado a vários benefícios para a saúde.
Neste artigo, trouxemos os 10 motivos para iniciar o dia tomando água morna com limão. Veja quais são os benefícios dessa preparação para a saúde.
Melhora o funcionamento intestinal
Essa preparação ajuda a limpar o trato digestivo e, por isso, melhora o funcionamento intestinal. Além disso, a água morna com limão contém fibras que estimulam os movimentos intestinais logo pela manhã e ajudam na formação do bolo fecal e na evacuação.
Auxilia no emagrecimento
A água morna com limão também ajuda o corpo a emagrecer. Isso porque ela dá saciedade e é baixa em calorias. Além disso, como essa água ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, consequentemente o processo de emagrecimento fica mais facilitado.
Previne doenças
Outro benefício dessa bebida é na prevenção de doenças como doenças cardíacas, doenças neurológicas e até o câncer. Isso ocorre porque o limão é um alimento rico em antioxidantes.
Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, compostos que surgem no corpo através das próprias atividades do organismo ou de fontes externas como poluição, fumo, álcool, radiação, alimentação, entre outras.
Os radicais livres podem danificar as células saudáveis do corpo causando as doenças citadas e outras. Portanto, a água morna com limão ajuda a prevenir essas doenças por causa do seu bom conteúdo de substâncias antioxidantes que neutralizam a ação desses radicais livres.
Previne o envelhecimento precoce
Esse benefício oferecido ocorre porque o limão é uma fruta rica em antioxidantes como a clorofila, a vitamina A e a vitamina C. Os antioxidantes, como vimos, são nutrientes que combatem os radicais livres presentes no corpo e que causam prejuízos como doenças, além do envelhecimento precoce.
Além disso, a vitamina C estimula na formação de fibras, o colágeno e a elastina, que fazem parte da estrutura da pele e previnem a formação de rugas mantendo a pele jovem com firmeza e elasticidade.
É cicatrizante
Esse benefício ocorre por causa da vitamina C. A vitamina C, também conhecida como acido ascórbico, é um nutriente que estimula a cicatrização de feridas por estimular a produção das fibras que fazem parte da estrutura da pele.
É diurético
A água morna com limão também é diurética. Isso significa que ela estimula o aumento do fluxo e do volume de urina nos rins. Esse aspecto é benéfico para os rins porque estimula um melhor funcionamento desse órgão.
Por ser diurética, essa bebida ajuda a eliminar eletrólitos do organismo como o sódio. Por isso, ela pode ajudar a controlar a pressão arterial, além de ser útil no tratamento de outras doenças com a insuficiência renal e a insuficiência cardíaca, já que a eliminação de sódio reduz a retenção de líquido. Com o controle da pressão arterial, doenças cardíacas podem ser prevenidas.
Fortalece o sistema imune
A vitamina C presente no limão é um excelente antioxidante e fortalecedor do sistema imunológico. Por isso, ajuda a prevenir gripes e resfriados e a prevenir infecções, além de ser um excelente anti-inflamatório.
Regula o ph do sangue
O limão, apesar de ser rico em ácido cítrico, quando ingerido, se torna alcalino. Com isso, o limão com água morna ajuda a regular o ph sanguíneo por alcalinizar o sangue.
Ajuda na digestão
A água morna com limão também melhora os processos digestivos porque, como vimos, essa bebida limpa o trato digestivo. Além disso, alivia os sintomas da má digestão.
Ajuda a limpar a pele
O limão é um ótimo adstringente. Por isso, o limão com água pode ajudar a eliminar bactérias que proporcionam a inflamação dos folículos pilosos obstruídos por sebo e células mortas, aspecto conhecido como acne.
Como fazer a água morna com limão
Em um copo de água morna (não fervida), esprema ½ limão, de preferência que seja orgânico. Não há necessidade de coar, assim, um maior teor de fibras pode ser ingerido. Além disso, não há necessidade de adoçar a bebida, pois o açúcar pode prejudicar os benefícios dessa bebida.
Beba a água morna com limão logo de manhã em jejum. Não tome água com limão ou suco de limão pronto, ou seja, industrializado, pois é uma bebida que contém substâncias químicas que prejudicam a saúde. O ideal é o suco natural que é rico em nutrientes e oferece vários benefícios à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário